A AeroDyn melhora o desempenho de carros de corrida com a Plascore

AeroDyn Wind Tunnel, Mooresville, Carolina do Norte

Enquanto a maioria dos engenheiros de produto conhece o honeycomb da Plascore por sua resistência ao cisalhamento e pelo módulo elevado, muitos valorizam o honeycomb pela sua capacidade inerente para canalizar o fluxo de água ou ar. Os Honeycombs de policarbonato e alumínio ajudam a deixar as geladeiras e a iluminação mais eficientes e transforma os carros de corrida, bem, em foguetes.

No mundo das corridas de stock car, a aerodinâmica é um fator crítico para a fórmula vencedora. É onde se destaca a AeroDyn Wind Tunnel. A AeroDyn Wind Tunnel foi fundada em 2001 por um engenheiro automotivo e aerodinamicista de longa data, Gary Eaker. Os trabalhos anteriores de Eaker na GM com as equipes de NASCAR chamaram a atenção da Hendrick Motorsports, onde ele continuou a deixar sua marca no desempenho de testes dos carros da Nascar devido à aerodinâmica otimizada, antes de alçar um voo mais alto com um túnel de vento independente. Localizada no coração da NASCAR em Mooresville, Carolina do Norte, a AeroDyn Wind Tunnel atende às melhores e mais brilhantes equipes de corridas da NASCAR, da Nationwide e da Truckseries, que contam com os dados precisos e patenteados sobre as configurações dos seus veículos em relação à downforce, à força lateral e aos momentos de rolamento/guinada/inclinação.

“Não precisamos simular as condições reais da pista”, conta Eaker. “Um bom engenheiro pode comprovar o produto, de que pode correr a mais de 320 km/h, usando a menor velocidade de fluxo de ar no ambiente certo”, diz Eaker. “Nosso túnel de vento foi projetado para fornecer um método mais eficiente de obtenção de dados críticos.”

AeroDyn é um túnel de vento de jato fechado, em escala normal, otimizado para carros de corrida com montagem para stock car. Os 22 ventiladores elétricos CA de 100 hp do tunel, controlados individualmente, criam um fluxo de ar de 210 km/h, gerando incríveis 2,2 milhões de pés cúbicos de ar por minuto, tudo fluindo através de honeycombs de alumínio de 13 cm (5″) da Plascore.

“O honeycomb é configurado em uma grade hemisférica que concentra o ar, tal como uma lente focaliza a luz. Usamos o honeycomb porque ele endireita e alinha o fluxo de ar. Optamos pelo honeycomb da Plascore por causa do desempenho do produto, dos serviços e dos preços competitivos.”

Eaker também usa o honeycomb da Plascore em sua segunda unidade, A2, um túnel de vento direcionado para automóveis e entusiastas de corridas de bicicleta.

“Existem outras formas tradicionais de projetar um túnel de vento”, disse Eaker. “Mas queríamos um desempenho aprimorado na classe A2, uma instalação de primeira linha, por isso em 2007 nós readaptamos o projeto com o honeycomb da Plascore”.

O honeycomb de alumínio da Plascore é a solução ideal para muitas aplicações que exigem fluxo de ar laminar e os cálculos são fundamentais para determinar a espessura, a parede e a dimensão da célula do honeycomb. O resultado é um meio eficiente que gera um desempenho consistente.

Qualquer coisa pior é … um tipo de arrasto.

Para mais informações, visite AeroDyn Wind Tunnel em www.aerodynwindtunnel.com.